Sobre

O Observatório da População Negra da Universidade Zumbi dos Palmares é composto por pesquisadores e pesquisadoras comprometidos com a busca por minimizar os impactos das violências raciais. 

Agrupa ações extensionistas em parceria com diversas entidades públicas, privadas e de organizações da sociedade civil com o objetivo de acompanhar a conjuntura da sociedade brasileira no que se refere ao racismo, às políticas públicas de ação afirmativa e às ações antirracistas.

Atualmente, o Observatório da População Negra tem, no bojo de suas parcerias, ações em conjunto com o Senado Federal, Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo, Fundação Abrinq, Secretaria de Assuntos Penais de Porto Alegre-RS, Humanitas 360, Instituto Corda, Colégio Equipe, dentre outras entidades.

Equipe do Observatório

andreia-de-jesus
Andreia Sousa de Jesus Coordenação
Doutoranda em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP / Marília). Mestre (2017) e Graduada (2014) em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Atuou como professora substituta da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).
lu
Luciana Pena Morgado Managing Director
Socióloga, Mestre em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP); Doutoranda em Ciências pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo- USP, tendo como tema de pesquisa a saúde dos trabalhadores em um centro de atendimento socioeducativo para adolescentes em conflito com a lei.
andreia-de-jesus (2)
Régis Rodrigues Elisio Managing Director
Graduado em História. Mestre em História Social pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Coordenador de Ações Afirmativas do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB). Pesquisador associado ao Núcleo de Estudos e Pesquisas em História Política. Membro da Associação Nacional de Pesquisadores Negros (ABPN).